Topo

16 dezembro 2017 9:25 pm

9 Alimentos Ricos em Água

9 Alimentos Ricos em Água

A água corresponde a 60% do nosso corpo, portanto ela é um nutriente fundamental para o bom funcionamento de diversas funções e para que continuemos saudáveis. Ela é responsável por transportar oxigênio, gordura e glicose para os músculos; ajuda na digestão dos alimentos e também a eliminar alguns resíduos.

 

Esses são apenas alguns exemplos do que a água pode fazer por nós, mas já dá para ter uma ideia de sua importância.

 

No entanto, nem todos ingerem a quantidade necessária de água por dia, o que é um erro para a saúde. Mas se engana quem acha que apenas ingerindo diretamente a água é que se pode obtê-la: através de alimentos também pode se obter esse nutriente. Veja a seguir 9 alimentos ricos em água para incluir em sua dieta!

 

1 – Tomates

Tomates

 

Os tomates possuem um teor de água equivalente a 94,5% e podem ser usados em diversas refeições. Eles podem vir em saladas, adicionados a molhos, preparados com carnes e também acrescentados nos sanduíches do lanche da tarde.

 

2 – Melancia

 

A melancia é composta de 91,5% de água, além de ser rica em licopeno – um antioxidante que ajuda a combater o câncer. A melancia funciona como um ótimo hidratante para o corpo e é uma das melhores opções quando o objetivo é obter água. Você pode fazer suco de melancia natural ou comer acompanhada de outras frutas no verão.

 

3 – Iogurte

 

O iogurte possui 85% de água e além de deixar o corpo hidratado, ajuda no crescimento das bactérias boas para o nosso organismo. O iogurte é responsável por manter uma flora intestinal saudável, por isso sempre prefira os naturais e os desnatados.

 

4 – Alface

 

Alface

Ainda que não seja recomendado por nutricionistas, o alface possui 95,6% de água em sua composição.

Ele pode ser adicionado a sanduíches com outros ingredientes

como frangos, tomates e molhos; além de poder ser ingerido

na salada e hambúrgueres. A dica é que você inove nos pratos para poder usufruir de todos os alimentos ricos em água.

 

5 – Espinafre

 

O espinafre possui 91,4% de água na sua composição, além de suas folhas serem riquíssimas em fibras que ajudam a melhorar o funcionamento do intestino e aumentam a saciedade. O espinafre também possui outros nutrientes como folato, potássio e luteína, fundamentais para a saúde cerebral.

 

6 – Morangos

 

Os morangos possuem 91% de água e ganham destaque em relação às outras frutas que possuem entre 85% e 89%. Ele pode ser consumido puro, em sucos, em iogurtes, em saladas de frutas e em diversas outras refeições. Para completar, o morango ainda possui fibras, proteínas e carboidratos.

 

7 – Melão

Melão

 

O melão possui 90,2% de água e é uma ótima opção para quem não quer engordar: apenas 50 calorias são encontradas em 170 gramas. Ele pode ser adicionado a diversas sobremesas e comido puro.

 

8 – Pepino

Composto de 96,7% de água, o pepino é o que mais possui esse nutriente, dentre todos os outros alimentos sólidos. Os pepinos podem ser servidos fatiados e também em outras receitas. Uma boa opção para consumir o pepino é em sopas.

 

9 – Aipo

Tendo 95,4% de água, o aipo ainda é pobre em calorias, possui grandes quantidades de fibras e vitaminas A, C, E e K. O aipo é ótimo para tratar azias e refluxos, além de poder ser usado em diversas refeições para manter o corpo hidratado.

 

Gazeta MT/Boa Forma e Saúde

Postagens Relacionadas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *