Topo

21 Fevereiro 2018 7:04 am

Colheita do girassol chega a 85% em Campo Novo do Parecis e produtividade está acima do registrado em 2016

Colheita do girassol chega a 85% em Campo Novo do Parecis e produtividade está acima do registrado em 2016

Osmar Rodrigo Dias da Cruz, técnico agrícola e responsável pela parte de originação da Parecis S/A, conta que os produtores rurais estão finalizando a colheita de girassol em Campo Novo do Parecis, com cerca de 85% da área colhida. Os resultados em 2017 estão sendo otimistas, com uma colheita de 28 sacas por hectare.

A região tinha deficiências de manejo técnico da cultura que influenciaram em alguns pontos negativos na safra. A partir de 2016, foi iniciado um trabalho de pesquisa e adaptação para a cultura, com manejos responsivos, de maneira adequada.

Neste ano, foi feito um manejo preventivo em cima da alternaria, uma das principais doenças do girassol. Com isso, não houveram problemas relacionados na região.

A orientação é que os produtores plantem milho e insiram a cultura do girassol dentro desse sistema, rotacionando cultura dentro da propriedade e tendo mais opções de grãos para comercializar no período da safrinha.

A área cultivada com girassol em 2017 no Mato Grosso foi de cerca de 33 a 34 mil hectares, com uma produção estimada entre 50 a 57 mil toneladas, sendo que a região é responsável por 25 a 26 mil toneladas.

Os produtores que possuem interesse em plantar girassol podem procurar a empresa para ter toda uma garantia técnica e também de preço, como destaca Cruz. A cultura do girassol, se tiver um manejo bem feito, oferece uma boa margem para os produtores.

 

 

Gazeta MT/Fernanda Custódio e Izadora Pimenta

Postagens Relacionadas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *