MENU

Publicidade:

Início   •   Notícias   •   Impostos de carros: Quais são, Quando pagar

RSS

Quarta-feira, 03 de Julho de 2013

Impostos de carros: Quais são, Quando pagar

Na compra de um veículo, impostos como: IPI, ICMS, PIS, Cofins e e IOF aumentam consideravelmente o valor do carro

Além dos impostos que já estão imbutidos no preço de um automóvel, os proprietários devem arcar com outros impostos pagos anualmente e que fazem parte do custo de manutenção de um veículo. Na compra de um veículo, impostos como: IPI – Imposto sobre Produto Industrializado; ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços; PIS – Programa de Integração Social; Cofins – Contribuição para Financiamento da Seguridade Social e IOF – Imposto sobre Operação Financeira, todos esses aumentam consideravelmente o valor do carro ao ser repassado para o consumidor final.

Um dos impostos que devem ser pagos anualmente é o IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. O tributo é estadual e possui uma alíquota que varia entre 1% a 6% do valor do veículo, a depender do Estado onde o veículo foi emplacado e da motorização do carro. Alguns estados oferecem descontos para os proprietários que pagarem em Fevereiro do ano corrente.

Impostos de carros - Quais são, quando pagar

Licenciamento, taxa obrigatória que também deve ser paga anualmente, é uma espécie de licença indispensável para o veículo rodar, bem como para obter o CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. O valor do imposto também varia entre os Estados e a data para pagamento também depende do final da placa do carro.

O Licenciamento só é autorizado para automóveis sem débitos pendentes: multas, seguro obrigatório ou IPVA. Circular com automóvel não licenciado constitui infração gravíssima, além de ter o veículo apreendido caso seja surpreendido sem ter pago o licenciamento anual, o proprietário receberá multa de R$ 191,54 e perderá sete pontos na Carteira de Habilitação. O Seguro DPVAT também deve ser pago todos os anos, o tributo cobre danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre, indenizando as vítimas de tais acidentes. O valor do seguro é pago junto com o IPVA e é igual para carros nacionais ou importados, atualmente corresponde a R$ 101,16.



Fonte: Resumo do Dia/RazetaMT

Link da notícia:

Siga a Gazeta do Mato Grosso nas redes sociais

FACEBOOK
TWITTER
YOUTUBE
emid.com.br
×